Informação geral

Informação geral e conselhos úteis para visitar a Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA). Quando visitar. Pontos de interesse. Património cultural. Mapa.

Quando visitar?
Pontos de interesse
Mapa / Folheto informativo

ppsa1 ppsa2 ppsa3

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Antes de fazer qualquer caminhada, consulte a Área Protegida para obter mais informações sobre os percursos, incluindo o seu estado de conservação. Com efeito, a Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) situa-se numa área de montanha sujeita a acidentes naturais, tais como deslizamentos de terras e queda de árvores.

Informa-se que o ICNF não se responsabiliza por quaisquer problemas que possam surgir no decorrer dos percursos sugeridos.

Na Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) existem vários motivos de visita. Destacamos os cinco percursos pedestres marcados no terreno. Igualmente aconselhamos a visitar toda a serra de Açor partindo quer do concelho de Arganil quer do concelho de Pampilhosa da Serra.

 

Quando visitar?

A Paisagem Protegida da Serra de Açor (PPSA) pode ser visitada durante todo o ano. O outono e a primavera destacam-se, devido às cores que a Mata da Margaraça proporciona ao olhar do(a) visitante.

Pontos de interesse

Casa Grande

Casa Grande na Mata da Margaraça.

A paisagem é o cartão de visita da serra de Açor. Entre as serras da Estrela e da Lousã, os vales encaixados, as encostas abruptas e íngremes, as ribeiras e os socalcos são a imagem de marca desta serra.

Aprecie ainda...

Na Paisagem Protegida da Serra de Açor: 

- Centro de Interpretação na Casa Grande na Mata da Margaraça;
- Mata da Margaraça;
- Fraga da Pena;
- percursos pedestres (5); e
- Pardieiros (única aldeia inserida na Área Protegida).

No concelho de Arganil:

- Arganil e a sua capela de S. Pedro - o mais antigo monumento do concelho, datando do séc. XIII;
- Folques e o seu mosteiro;
- Coja;
- Convento de Vila Cova de Alva;
- aldeia histórica de Piódão; e
- aldeia de xisto de Benfeita.

No concelho de Pampilhosa da Serra:

- Pampilhosa da Serra;
- aldeia de xisto de Fajão;
- aldeia de xisto de Janeiro de Baixo; e
- barragem de Santa Luzia.

 

Mapa

 
 PPSA - mapa com legenda
 
- Folheto informativo [ZIP 7,8 MB];
Acções do Documento