Informação Geral

Informações e conselhos úteis para visitar a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ). Quando visitar. Mapa.

 
Quando visitar?  
Pontos de interesse 
Mapa / Folheto informativo

rndsj1 rndsj2 rndsj3

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Pode também obter mais pormenores sobre os percursos e itinerários consultando a Reserva.

Informa-se que o ICNF não se responsabiliza por quaisquer problemas que possam surgir no decorrer dos percursos sugeridos.

Para descobrir esta área protegida, existe um percurso pedestre que parte do Centro de Informação da Reserva Natural e vai da ria até ao mar. Está criteriosamente marcado, proporcionando à e ao visitante a descoberta dum território marcado por duas partes distintas: uma área de floresta; e uma área de dunas.

A bicicleta e os veículos motorizados estão, aqui, interditos ao público.

Os serviços da Reserva Natural proporcionam visitas guiadas para grupos. Terá de fazer antecipadamente a marcação junto da Reserva Natural.


Pontos de interesse

Não deixe de visitar a região da Ria de Aveiro, onde se situa a Reserva Natural! É uma das zonas húmidas mais importantes deste país a merecer uma visita. Poderá fazê-lo num qualquer veículo motorizado, mas também de bicicleta, aproveitando a planura da região.

No extremo do cordão arenoso que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto, limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos canais da ria de Aveiro, a Reserva Natural quase se esbate diante da grandeza do cenário envolvente. Nela, um cordão dunar bem conservado, consolidado por vegetação espontânea, confina com uma área florestada a partir de 1888, com o objetivo de fixar as areias.

Entre 1981 e 1984, foram abertos diversos charcos, atualmente frequentados por inúmeras aves aquáticas da ria. 

A partir do séc. IX, e ao longo de muitos séculos, as populações humanas lutaram pela sua permanência nestas terras ribeirinhas, enfrentando uma natureza agreste, conhecendo o sucesso e o fracasso, mas adaptando-se sempre às novas situações.

Nos finais do séc. XIX, com a plantação de pinheiro-bravo, neste cordão dunar de formação recente, as populações impuseram de forma decisiva o seu ritmo, acabando com águas estagnadas e acelerando o processo, sempre lento, da estabilização natural das areias.

Descubra os” nichos” ecológicos duma mata de resinosas ameaçada por acácias, espécies exóticas provenientes da Austrália e de comportamento invasor, os núcleos de folhosas nas zonas mais baixas e ainda as espécies próprias de zonas húmidas junto aos charcos artificialmente abertos. Nas zonas de praia, as espécies pioneiras, vão, naturalmente, colonizando e fixando as areias, formando as dunas.

São cerca de duas horas e meia, em contacto íntimo com a natureza, o tempo médio para fazer o percurso duma área que se transformou num local de refúgio para os anatídeos da ria e outras aves aquáticas. Devidamente sinalizadas, estão disponíveis ao público variantes ao percurso com diferentes distancias que pretendem responder a qualquer opção.  

 

Quando visitar?

Poderá visitar a Reserva Natural todos os dias, exceto aos domingos e feriados. Por questões de segurança, na época de caça os trilhos de acesso à pateira ficam interditos também às quintas feiras.

Numa região caracterizada por um clima ameno, esta Área Protegida pode ser visitada ao longo de todo o ano, contudo os percursos poderão ser temporariamente encerrados com condições meteorológicas adversas.

Para sua segurança, a sua presença no interior da Reserva tem de ser autorizada pelos serviços desta Área Protegida, pelo que tem de passar sempre pela receção. Se estiver encerrada ligue para o 960 335 438. Pode também enviar antecipadamente uma mensagem para a Reserva Natural ou para Angelina Barbosa | e-mail: angelinas.barbosa@icnf.pt. A entrada pode ser efetuada das 9h30min às 12h e das 13h às 15h.

 
 

Mapa

 

 RNDSJ - mapa com legenda  

 

- Folheto informativo [ZIP 6,1 MB];

Acções do Documento