Perc. Poços do Barbarroxa

Perc. Poços do Barbarroxa
Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS). Percurso dos Poços do Barbarroxa. Flora. Dunas. Breve descrição.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Percurso circular de média duração destinado a observação de flora e de aspetos geomorfológicos relacionados com o sistema dunar costeiro.
 
Extensão aproximada: 4 km.
Duração aproximada: 2 h. 
Grau de dificuldade: médio (percurso em areia).
Ponto de partida e de chegada: estacionamento da praia do Monte Velho.
Apoios: existe sinalização. Restauração e hotelaria em Vila Nova de Santo André e Costa de Santo André.
 
RNLSAS - Percurso Poços do Barbarroxa 257-180 pxl  RNLSAS - percursos poços do Barbarroxa 257-180 pxl
Aspetos do percurso.
 
Breve descrição

O percurso desenvolve-se primeiramente pelas margens dos poços do Barbarroxa - depressões húmidas interdunares de água doce - localizadas na base da duna frontal que atinge aqui grande altitude (altura máxima de 47 m). O percurso inclui ainda a transposição da duna e termina com uma caminhada pelo extenso areal da praia.

Destaque para a flora no troço dunar e para a observação de aves marinhas e, por vezes, de cetáceos (golfinhos), no troço da praia.