PR e BTT Cerro do Bufo

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA). Percurso pedestre circular e de BTT Cerro do Bufo. Breve descrição. Mapa. Avifauna.
Ciconia ciconia Cegonha-branca a pousar no ninho Phoenicopterus roseus Flamingos em voo
Uma cegonha-branca Ciconia ciconia, a poisar no ninho, e um bando de flamingos Phoenicopterus roseus em voo.
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Atenção: em tempo de chuva este percurso é impraticável.
 
Acesso: a partir de Castro Marim, tomar a EM 125-6, direção oeste, passar a ponte e virar no primeiro caminho rural à esquerda onde se encontra a placa de início do percurso.
Ponto de partida e de chegada: Castro Marim. 
Extensão: 10,5 km (6 km por caminho rural e 4,5 km por estrada).
Duração: 3 h.
Dificuldade: média.
Apoios: hotelaria e restauração em Castro Marim, Vila Real de Santo António e Monte Gordo.
 
 

Breve descrição

Este percurso desenvolve-se entre a planície aluvial e as encostas arborizadas. Sucedem-se as salinas industriais, os sapais e o esteiro da Carrasqueira, de um lado, e as culturas agrícolas, do outro. As aves são uma presença constante em ambas as unidades ecológicas. 
 
Os flamingos [PDF 96 KB] Phoenicopterus roseus [PDF 138 KB], os galeirões Fulica atra e as limícolas ocorrem nas zonas húmidas. As cegonhas-branca Ciconia ciconia também as frequentam, mas preferem nidificar nas árvores da zona seca, biótopo natural de diversos passeriformes (vulgo pássaros) e de rapinas.
 

Mapa

 
PR Cerro do Bufo - mapa