PR e BTT Sapal de Venta Moinhos

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA). Percurso pedestre linear e de BTT Sapal de Venta Moinhos. Breve descrição. Mapa. Avifauna.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Acesso: o percurso coincide com o caminho de acesso ao Centro de Interpretação da Reserva Natural seguindo, para norte, até ao rio Guadiana.
Ponto de partida e de chegada: cruzamento do Monte Francisco (desvio para o Centro de Interpretação da Reserva).
Extensão: 6 km.
Duração: 2 h.
Dificuldade: fácil.
Apoios: hotelaria e restauração em Castro Marim, Vila Real de Santo António e Monte Gordo.
 
 

Breve descrição

O percurso coincide com o caminho de acesso ao Centro de Interpretação da Reserva Natural seguindo, para norte, até ao rio Guadiana.  

O circuito interpretado (500 m) desenvolve-se a sul do edifício permitindo observar, numa pequena caminhada, os diferentes biótopos existentes nesta zona húmida, nomeadamente sapais, salinas e lagoas permanentes e temporárias. 
 
Sede e rio Zona húmida painel
Parte do edífico da sede da reserva e o rio. À direita, um dos paineis do percurso.
 
Seis painéis apoiam a interpretação dos valores naturais e culturais do percurso. 
 
Em geral, é possível observar um elevado número de aves aquáticas, que variam conforme a estação do ano, tais como galeirões, mergulhões, casais de pato-real e diferentes espécies de garças e de limícolas (i.e. espécies que retiram o seu alimento dos sedimentos/limos).
 
 

Mapa

PR Sapal de Venta moinhos - mapa