PR Salinas Tradicionais

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA). Percurso pedestre circular salinas tradicionais. Breve descrição. Pequeno mapa. Avifauna.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Nota: em tempo de chuva não se deverá ir além do caminho empedrado que conduz ao cais.
 
Acesso: estacione junto ao parque infantil de Castro Marim, suba a rua à direita, atravesse a passagem aérea após a qual se encontra, no caminho à esquerda, a placa de início do percurso.
Ponto de partida e de chegada: parque infantil de Castro Marim.
Extensão: 2 km.
Duração: 45 min.
Dificuldade: fácil.
Apoios: hotelaria e restauração em Castro Marim, Vila Real de Santo António e Monte Gordo.
 
 
 

Breve descrição

Este percurso pedestre circular de pequena rota permite conhecer as salinas tradicionais. Estas são constituídas por viveiros e marinhas de pequenas dimensões, com grande diversidade no seu traçado, o que as torna autênticos labirintos. A água percorre um trajeto de tanques compartimentados desde o esteiro de abastecimento até aos “talhos” (pequenas quadrículas onde se forma o sal), aquecendo e evaporando progressivamente ao longo do percurso.
 
Salina com sal Salineiros
Salina com sal e salineiro carregando sal.
 

A temporada do sal tem início na primavera com a limpeza das marinhas. Em meados de junho estas cobrem-se de branco e a primeira raza está pronta a ser colhida.

Este sal encontra-se certificado e deve a sua qualidade às características naturais da área e à utilização de técnicas artesanais.

As salinas são hoje habitat para muitas aves aquáticas e limícolas, tais como o pernilongo e os flamingos.

 

Mapa

PR Salinas tradicionais - mapa